Cada empresa que preservar em suas instalações as atividades com equipamentos para movimentação de carga deve elaborar um programa específico voltado às ações de prevenções, como itens importantes, dimensionamento físico do local, o tipo de movimentação, os materiais transportados, os equipamentos usados e a capacitação dos operadores. A mecanização na atividade diminuiu os trabalhadores expostos. Porém, os riscos continuam. Os mais comuns são levantar, segurar, abaixar, empurrar, puxar e deslocar cargas.

Qualquer tipo de carga oferece algum risco, seja pelas dimensões ou por demandarem o uso de vários equipamentos ao mesmo tempo. Aos trabalhadores que fazem as atividades de forma manual, durante a avaliação dos riscos, devem-se incluir os perigos de acidentes e as lesões, portanto o treinamentos para movimentação de cargas é ideal capacitando os participantes a atuarem de acordo com os fundamentos estabelecidos pelas normas regulamentadoras.

Criado em: 13/12/2018 - 14:54


Sobre a categoria dessa página Segurança no Trabalho: Confira os melhores artigos, em referência a segurança no trabalho. Qualquer duvida basta entrar em contato conosco.